Ministério da Saúde

Dr. Alexandre Silva

Alexandre_Silva

Alexandre da Silva é doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) onde investigou os fatores determinantes da incapacidade funcional na perspectiva étnico-racial em idosos residentes no município de São Paulo e participantes do estudo SABE (Saúde e Bem Estar e Envelhecimento). Em seu mestrado em Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) realizou a tradução, a adaptação cultural e a validação de um instrumento que avalia o medo de queda em idosos. É especialista em Gerontologia também pela UNIFESP e, nesse período, pesquisou a importância da abordagem interprofissional em idosos acometidos por dor crônica. Possui graduação em fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina.

Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) onde atua como preceptor do internato na Atenção Básica com ênfase na Saúde do Idoso e docente da disciplina de Medicina da Família e da Comunidade. Foi docente na Universidade Cruzeiro do Sul por 17 anos ministrando aulas e estágios sobre envelhecimento, bioestatística, epidemiologia, saúde coletiva e saúde do trabalhador nos cursos da área da saúde. Desenvolve pesquisas e serviços de consultorias em envelhecimento, epidemiologia, desigualdades sociais e raciais, iniquidades em saúde, racismo e saúde do trabalhador. É membro do Grupo de Trabalho Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva. Ministra aulas em cursos de pós-graduação. Desde a graduação se dedica à pesquisa e sua divulgação em eventos científicos, anais de eventos e revistas especializadas. Já recebeu 5 prêmios e homenagens pelas suas atividades acadêmicas. Tem atuado em projetos de pesquisas cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil – Lattes. É também revisor de periódicos científicos. Como pesquisador, já interagiu com mais de 70 colaboradores. As principais áreas de atuação são: Saúde Coletiva, Gerontologia, Fisioterapia, Bioestatística, Epidemiologia, Metodologia Científica, Reabilitação, Saúde do Trabalhador, Políticas de Saúde e Saúde da População Negra.

Primeiro Dia 05/06
Primeiro Dia 05/06
Segundo Dia 06/06
Segundo Dia 06/06
Terceiro Dia 07/06
Terceiro Dia 07/06
  • UEFS
  • 14.00 PM

Credenciamento 05/06 Segunda-Feira

Credenciamento para os ingressos ao evento
  • UEFS
  • 15.00 - 17.00 PM

Cine-Debate: Quando Falta o ar

Bate-papo com a Drª Andréia Beatriz Silva dos Santos (UEFS).

  • UEFS
  • 17.00 - 18.00 PM

Abertura solene e boas vindas institucionais

Representantes: Ministério da Saúde Reitoria/Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis da UEFS Secretaria Municipal de Saúde Universidade Federal do Pará Universidade Federal da Bahia Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Coordenação do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UEFS Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) Coletivo de Professoras e Professores Negras e Negros da UEFS Núcleo de Estudantes Negras e Negros da UEFS Associação Feirense de Pessoas com Doença Falciforme (AFADFAL) Coletivo Ivannide Santa Bárbara Movimento Negro – Frente Negra Feirense Rede de Mulheres de Terreiro e Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde do Estado da Bahia Apresentação: Profª Drª Edna Maria de Araújo
  • UEFS
  • 18.00 - 19.30 PM

Conferência a duas vozes: Racismo e suas repercussões na Saúde da População Negra.

Drª Vijaya Hogan (Consultants, LLC/Estados Unidos) e Dr. Luis Eduardo Batista (Coordenador Nacional da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra/Ministério da Saúde). Coordenadora: Profª Drª Edna Maria de Araújo
  • UEFS
  • 8.00 AM

Credenciamento 06/06 Terça-Feira

Credenciamento para os ingressos ao evento.
Levy Emmanuel

Levy Emmanuel

Cantor, compositor e instrumentista
  • UEFS
  • 8.30 AM

Apresentação artístico-cultural

Apresentação artístico-cultural , Levy Emmanuel é professor, compositor, instrumentista e cantor. Em sua trajetória musical, já se apresentou em mais de 100 cidades na Bahia em diversos eventos. Dividiu palcos com grandes nomes da música popular brasileira, como: Fagner, Geraldo Azevedo, Xangai, Chico César, Belchior, Gal Costa, Jorge Vercillo, Bule bule, Lazzo Matumbi, Raymundo Sodré, Flávio Venturini, Danilo Caymmi, entre outras grandes pérolas do nosso imenso cenário musical.